Enquadramento 1

Estes cartazes foram colocados na última semana de Agosto, como resposta ao que a CDU começou por referir na sessão da Assembleia Municipal de final de Junho questionando a validade de protocolos assinados em nome de "Os Quatro Cantos do Cisne" com proprietários da Pereira (inevitavelmente muitos meus familiares), em 1997.

Essa intervenção da CDU está relacionada com o desejo anteriormente manifestado por "Os Quatro Cantos do Cisne" (já em 2009) em reatar intervenções nesses espaços, os quais haviam sido abandonados durante os últimos 6 anos e em relação aos quais já tinha ocorrido a cessação da cedência à associação, segundo recordo de 10 ou 12 anos conforme as situações.

Aliás, desde que as pessoas envolvidas se entendam, creio que nada obstaria a que pudessem continuar a ser utilizados pela associação. Mas que fique claro que nada, mas nada, obriga os proprietários a fazê-lo, porque:

  •  o contrato expirou;
  •  as obrigações relacionadas com o Programa Leader II foram cumpridas;
  • a associação não cumpriu com a utilização acordada com os proprietários na 2ªmetade do período de cedência;
  • a Câmara não cumpriu com apoios à associação, por exemplo para recursos humanos ou na ligação ao Parque Ambiental.

Recordo muito particularmente mais de um ano à espera de resposta do Vereador Rui Ferreira para apoio financeiro destinado ao profissional que tomaria conta dos espaços da associação e das visitas e actividades relacionadas. Assim se perdeu a Engª Técnica que muito dinamizou o projecto e que, vejam bem, até apoiou o Parque Ambiental na sua fase inicial, por especial cedência da associação.

Muito tempo também se ficou à espera de resposta às propostas de visitas guiadas à Pereira (via Parque Ambiental). Não sei se as Direcções seguintes receberam resposta, mas acredito que não!

A CDU CONTINUA A INSISTIR NA QUESTÃO DOS PROPRIETÁRIOS DA PEREIRA E DOS PROTOCOLOS ASSINADOS! Foi o que aconteceu na sessão de 24 de Setembro da Assembleia Municipal. Mesmo sabendo que o parecer jurídico que a CDU fez questão de solicitar à Câmara diz CLARAMENTE que isso não tem qualquer sentido! Por isso reforço o que já dizia, continuem a ir por aí que ficarão bem vistos...

Parece que nada quiseram dar à Pereira nestes últimos 8 anos e que, AINDA POR CIMA, querem tirar as migalhas que tinham dado anteriormente. E pede-se o reconhecimento do extremoso trabalho e dedicação desses políticos?! No way!

Esta CDU de Constância faz assim: O que é meu, é meu; O que é de todos também é nosso; E o que é dos outros ainda tem que ser nosso!

ENQUADRAMENTO 2

HABITAÇÕES DEGRADADAS - Programa VIVER CONSTÂNCIA

- umas condições na candidatura, mudança de regras durante a decisão!

Enaltece-se a iniciativa do programa mas a sua prática muito deixou a desejar. À promessa de reforçar - em 2008 - os 40.000 euros destinados à recuperação de habitações degradadas e de todos os anos se repetir, em Janeiro, a candidatura, o que sucedeu?

  • Estamos a terminar 2009 e, muito provavelmente, a totalidade dos 40.000 euros (1ªedição - Janeiro 2008) ainda não foi aplicada; 
  • À especial atenção definida para a Pereira, afinal nenhum apoio lá foi dirigido;
  • Contrariando regulamento, os proprietários carenciados foram privilegiados em relação aos inquilinos carenciados;
  • À assinatura concordante com um não aumento de rendas respondeu-se com apoio condicionado ao aumento de rendas!!!
  • Ao definido período de resposta dos concorrentes (15 dias), exigiu-se antes que respondessem e aceitassem as novas condições impostas em cerca de 8 dias.

UMA FARSA!  É claro que os carenciados não têm condições para RECLAMAR!

Esta é a política e os políticos que queremos continuar a ter em Constância?! Novamente com a Vereadora Júlia Amorim?!

ENQUADRAMENTO 3

Água das fontes

 A política da CDU tem sido melhorar as fontes e zonas envolventes mas não analisar ou informar sobre a qualidade da água, apesar de saber que varia bastante e que no Verão costuma ter mais problemas. Ou seja, chamam-se mais pessoas às fontes mas não se importam com a qualidade da água que as pessoas vão lá beber!

 O exermplo da fonte da Ti Ana, na Pereira, é muito mau.

Descobriu-se que a água dessa fonte tinha tido problemas no Verão de 2006 e que ninguém na Câmara se havia preocupado em avisar a população que lá se abastecia, contrariando a prática até então seguida. Mais grave do que isso, a Câmara até colocou uma placa que dizia que a água tinha qualidade comprovada.

Depois da situação ser levantada pela Bancada e Vereador do Partido Socialista, a Câmara corrigiu a situação, colocou uma placa que informava sobre a variação da qualidade da água e referia a necessidade das pessoas obterem regularmente informações nas autarquias locais.

Mas, no Verão de 2009 detectei que a placa informativa tinha desaparecido. Daí a colocação do cartaz, alertei as pessoas para a provável falta de qualidade da água.

Na sessão da Assembleia Municipal de Setembro de 2009 vim a saber que desde há mais de um ano que a Câmara deixou de solicitar análises à água das fontes porque sabe que a qualidade da água para abastecimento humano (apenas rede pública) é muito boa. E então... continua a melhorar as fontes mas a desprezar a saúde das pessoas que têm o hábito de consumir a água da natureza!

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode